Seminário de Limpeza Pública – Erradicação dos lixões e áreas degradadas
Público Alvo:
Prefeitos, vereadores, secretários municipais, administradores e engenheiros da administração pública, engenheiros civis e ambientais, técnicos, operadores de coleta de resíduos domiciliares. Estudantes e outras atividades profissionais atuando no setor de saneamento básico.
Release:
Este seminário tem como objetivo alertar aos administradores públicos e a população em geral sobre os impactos ambientais negativos causados pela disposição inadequada de resíduos sólidos urbanos em áreas órfãs, denominadas de lixões.
Nele são inicialmente abordados as legislações e responsabilidades legais destas áreas sem os devidos licenciamentos ambientais.
Apresentamos também o detalhamento dos impactos ambientais causados no local, e sequencialmente são abordados alguns caminhos para a recuperação das áreas degradadas.
Algumas considerações sobre custos de recuperação e alguns exemplos de uso e ocupação de áreas recuperadas.
No mesmo ainda é apresentado um “case de sucesso ocorrido em Brasília”, no chamado “lixão do estrutural”, onde o SLU através de programa social, conseguiu transferir os catadores do local, para galpões de Reciclagem em condições humanas de trabalho.